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Selim

SELIM – Qual a influência no conforto, performance e posicionamento?

 

Sou o André Pontes – graduado e pós graduado em EdF pela UnB desde 2000; Treinador UCI Level 1 e Treinador UCI Paracycling Level 1

SOBRE SELINS – Nossos tópicos de hoje:

  • Desconforto no selim – possíveis soluções
  • Pontos de apoio
  • Formatos de selim
  • Ajustes de altura
  • Ajustes de ângulo
  • Interações com forros e pneus

Três pontos de contato:

  • Guidom: direção e pilotagem. Oferece o controle da bicicleta.
  • Pedais: dois pontos de propulsão.
  • Selim: principal ponto de apoio e equilíbrio. Caso não esteja adequadamente ajustado, pode causar enorme desconforto, diminuir o prazer de pedalar e causar uma série de lesões diretas (dores, assaduras) e indiretas (dores no quadril, costas, ombros, joelhos e tornozelos, além da musculatura).

SELIM CERTO x ERRADO:

  • FORMATO é uma escolha individual, e muda em função de alguns pontos específicos: anatomia, tamanho e forma dos ossos do quadril, demandas de posições específicas durante a pedalada, necessidades e objetivos.
  • A escolha por selins mais planos ou curvos, mais longos ou curtos, acolchoados ou não, em geral não tem tanto a ver com preços, mas com a adaptação à anatomia do ciclista.
  • É interessante usar versões de teste antes de investir em um selim, especialmente os de materiais mais nobres e caros

POSICIONAMENTO E OBJETIVOS:

  • Se o seu posicionamento é mais competitivo e você geralmente se desloca para frente ao pedalar, provavelmente irá preferir um selim mais longo e plano.
  • Se o seu posicionamento é mais relaxado e menos competitivo, provavelmente irá optar por um selim mais largo e acolchoado, não necessariamente longo.
  • Selins femininos geralmente são mais largos e curtos do que os masculinos, tendo uma cava mais próxima ao bico do selim. Já os masculinos tem a cava mais centralizada em relação ao bico do equipamento

SELIM COM ÂNGULOS EXAGERADOS:

  • Apesar da variação de alguns graus ou até mesmo frações de graus de um ciclista para o outro, os selins foram projetados para permanecerem paralelos ao solo.
  • Inclinações exageradas influenciam em outros pontos de apoio e aplicação de força, podendo mudar a atuação da propulsão e da pilotagem
  • O ângulo do selim está diretamente relacionado à altura do selim e à posição do guidom. Somente após definido esse triângulo o ângulo do selim pode ser definido para apoiar a maior parte do peso do ciclista
  • Selins com a ponta muito alta tendem a empurrar o ciclista para trás, aumentando a pressão no períneo e também nos ísquios em função do deslocamento de peso. Dores adjacentes na lombar, ombros e pescoço também podem aparecer
  • Selins com o bico muito baixo deslocam o peso do ciclista para frente, prejudicando o equilíbrio e podem causar novamente um aumento de pressão no períneo. Também podem deslocar o peso da parte superior do corpo para o guidom, causando desconforto nas mãos, cotovelos e ombros.

SELIM MUITO ALTO:

Selim muito alto certamente significará dores. Entre elas:

  • Desconforto no períneo pelo aumento de pressão ao tentar alcançar os pedais.
  • Possível desenvolvimento da síndrome da banda íliotibial
  • Movimentação pélvica excessiva para manter o alcance resultando em dores lombares na tentativa de estabilização
  • Assaduras na parte interna da coxa – material da roupa arrastando
  • Perda de qualidade de movimento e potência
  • Tendência a escolher um selim mais estreito para compensar o movimento lateral com menos dores – mas isso não é solução

SELIM MUITO BAIXO:

Selim muito baixo certamente significará dores. Entre elas:

  • Desconforto nos joelhos por ficarem demasiado flexionados ao pedalar. Caso esse movimento repetitivo se prolongue o suficiente, tendinopatias e lesões articulares serão quase certas
  • Excesso de uso das panturrilhas e fadiga precoce
  • Fadiga precoce nos membros inferiores em geral, especialmente nas coxas por não haver tempo suficiente entre os movimentos para descansar
  • Tendência a escolher um selim mais largo para dar mais suporte à posição mais ereta do tronco
  • Por último, perda de transferência de energia para os pedais e perda de controle da bicicleta

SELIM MUITO GASTO OU DANIFICADO:

  • Selins corretos, porém gastos ou danificados, são tão prejudiciais quanto selins inadequados.
  • Selins foram projetados para apoiar os ísquios, e quando isso não acontece por algum motivo, eles não cumprirão bem sua função
  • Selins com o acolchoamento condensado (mal distribuído por uso) podem causar muito desconforto e assaduras.
  • Selins velhos podem perder a resistência da concha e ficarem excessivamente flexíveis.

VESTIMENTA – INTERAÇÃO SELIM x FORRO (“camurça”):

Como regra geral na compra de bermudas ou bretelles:

  • VOCÊ RECEBE PELO QUE PAGOU
  • PORÉM… Pagar pela marca não é, necessariamente, obter qualidade
  • Forros muito finos não lhe darão a proteção adequada
  • Forros muito grossos ou densos demais não lhe trarão conforto pois não se moldarão à sua anatomia
  • Forro ideal: aquele que é fino o suficiente para lhe proteger e denso o suficiente para não deformar significativamente após algumas horas de pedal
  • Considere as horas de treino, seu peso e o formato dos ísquios

PNEUS – CALIBRAÇÃO E DIMENSÕES:

Influência na quantidade de impacto e vibração que o corpo recebe:

  • Pneus mais largos aumentam o volume de ar e permitem que você use pressões menores sem sacrificar a resistência ao rolamento ou aumentar a chance de furos
  • Quanto menor a pressão, maior a absorção das vibrações

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