LIÈGE – BASTOGNE – LIÈGE

CORRIDA DA SEMANA! Essa semana já temos duas!
LIÈGE – BASTOGNE – LIÈGE terá sua 109ª edição disputada em 2023. É a mais antiga das clássicas, também chamada de La Doyenne (“a mais velha”) e teve sua primeira edição em 1892. É considerada uma das 5 Monumentos (maiores corridas clássicas do ano), e segundo um jornalista especializado britânico que pedalou pelo percurso, “é provavelmente a mais difícil de todas elas, com subidas longas e detestavelmente inclinadas, que aparecem com uma frequência deprimente nos últimos quilômetros”. Comentário: quando li isso, mesmo já tendo acompanhado algumas edições da prova, me senti na pele do jornalista e acabei rindo de nervoso…
A “última” subida do dia deveria ser a Côte de la Roche-aux-Faucons (4,5 km / 4.0%, com dois picos acima de 10%), mas pequenos topetes não categorizados na estrada continuam castigando os ciclistas antes da chegada.
Quanto aos maiores vencedores, Eddy Merckx é o recordista com 5 vitórias, seguido por Alejandro Valverde com 4. A curiosidade dessa corrida fica por conta da chegada da edição 2020, quando o campeão mundial da época comemorou cedo demais e perdeu a vitória em cima da linha para Primoz Roglic (vale procurar o vídeo). Para evitar vergonha maior com a camisa de campeão mundial, a organização acabou arranjando uma punição duvidosa para Alaphilippe e o tirou do pódio. Em 2021 Alaphilippe perdeu novamente na linha, mas dessa vez para Tadej Pogacar.
Data: 23 de abril de 2023 (domingo)
Distância: 258.5 km / 4200+
Categoria: WorldTour
Último vencedor: Remco Evenepoel (Bel) – Quick-Step Alpha Vinyl Team (Bel)
Principais candidatos para a vitória em 2023 (por ranking provisório até a data desse post):
🏆🏆🏆🏆🏆 POGAČAR Tadej, EVENEPOEL Remco
🏆🏆🏆🏆 LANDA Mikel, CICCONE Giulio, PIDCOCK Tom, ALAPHILIPPE Julian
🏆🏆🏆 GAUDU David, COSNEFROY Benoît, TEUNS Dylan, MOHORIC Matej
🏆🏆 SKJELMOSE Mattias, GUERREIRO Ruben, TEUGELS Lennert
🏆 HERMANS Quinten, BILBAO Pello, COSTA Rui

Deixe um comentário